O Irã confirmou nesta segunda-feira (21) sua participação em uma nova rodada de negociações nucleares com Reino Unido, França e Alemanha. As conversas estão agendadas para a próxima sexta-feira (25), em Istambul, na Turquia, um local escolhido por ser considerado neutro. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei.
A decisão do Irã ocorre após os três países europeus anunciarem, na semana passada, a reativação de sanções da ONU contra o país até o final de agosto, caso as negociações com potências ocidentais não sejam retomadas. Os representantes do Irã e os negociadores dos três países, que ainda são signatários do acordo nuclear de 2015, se reunirão para discutir os termos do programa nuclear iraniano.
Embora os detalhes das negociações não tenham sido revelados, não há expectativas concretas de avanços significativos durante a reunião. A Europa busca pressionar o Irã a restringir seu programa de enriquecimento de urânio e a retomar a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que foi suspensa por Teerã em 30 de junho, após ataques de Israel e Estados Unidos a instalações nucleares no país.