O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, anunciou nesta quinta-feira, 24, que o país está disposto a dialogar sobre seu programa nuclear com os Estados Unidos, desde que Washington tome medidas significativas para reconstruir a confiança. A declaração foi feita antes de um encontro com autoridades europeias para discutir o tema.
Gharibabadi destacou que Teerã busca o respeito a 'vários princípios-chave', enfatizando a falta de confiança do Irã em relação aos EUA. Ele afirmou que não deve haver espaço para 'agendas ocultas', como ações militares, embora o Irã se mantenha preparado para qualquer cenário.
O vice-ministro também ressaltou que os Estados Unidos precisam reconhecer os direitos do Irã sob o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), incluindo o direito de enriquecer urânio conforme suas necessidades legítimas. Em uma entrevista televisionada, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, reafirmou que o Irã não recuará do enriquecimento de urânio, defendendo firmemente os direitos do povo iraniano à energia nuclear pacífica.