Uma força-tarefa do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) identificou um valor estimado de R$ 573 milhões a serem repassados à previdência catarinense por meio de processos de compensação previdenciária. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício do IPREV, Gustavo de Lima Tenguan, que destacou a importância desse trabalho para a sustentabilidade financeira do sistema previdenciário estadual.
A compensação previdenciária é um mecanismo que permite o reembolso de valores pagos pelo IPREV a servidores que utilizaram tempo de contribuição de outros regimes para se aposentarem no Estado. Isso inclui casos em que servidores trabalharam na iniciativa privada ou em outros serviços públicos antes de ingressar no serviço público catarinense.
Para evitar que o IPREV arque sozinho com os custos das aposentadorias, é realizada uma compensação financeira entre os entes federativos, operacionalizada pelo sistema COMPREV, gerido pelo Ministério da Previdência Social. Beatriz Raffaelli, gerente de compensação previdenciária do IPREV, também comentou sobre o trabalho da força-tarefa, ressaltando a relevância do levantamento dos valores para o fortalecimento da previdência no estado.