Os investimentos de empresas dos Estados Unidos no Brasil aumentaram 229% entre 2014 e 2024, conforme levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025. No ano passado, as alocações norte-americanas em solo brasileiro totalizaram US$ 357,8 bilhões.
Em contraste, os investimentos do Brasil nos EUA cresceram 52% no mesmo período, alcançando US$ 22 bilhões em 2024. O estudo da CNI foi publicado a poucos dias da implementação de uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto.
Ricardo Alban, presidente da CNI, destacou que o aumento dos investimentos reflete a proximidade entre os dois países. "O avanço dos investimentos de ambos os lados, ao longo dos anos, reforça o caráter complementar e os benefícios mútuos dessa relação", afirmou Alban em comunicado à imprensa. A CNI também divulgou listas de empresas norte-americanas que investem no Brasil e de empresas brasileiras que aplicaram recursos nos EUA.