Investigadores do acidente fatal da Air India, ocorrido no mês passado, não encontraram evidências que justifiquem ações contra a aeronave Boeing 787 ou seus motores GE. Um relatório preliminar do Escritório de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, divulgado no último sábado, afirma que, até o momento, não há recomendações para operadores ou fabricantes do modelo B787-8 e do motor GE GEnx-1B.
A investigação segue em andamento, com a equipe analisando evidências adicionais, registros e informações coletadas. O relatório se baseia em dados extraídos do gravador de voz da cabine e do gravador digital de dados de voo, além de outros detalhes obtidos no local do acidente, que foi o pior desastre aéreo em mais de uma década.
Este documento representa a primeira explicação oficial sobre a tragédia, que impactou a Air India em um momento crítico de recuperação sob a nova gestão do Grupo Tata. A Boeing, por sua vez, manteve um perfil discreto após o incidente, que representa a primeira perda total do modelo 787. O acidente, que ocorreu logo após a decolagem de Ahmedabad com destino a Londres, resultou na morte de 241 pessoas a bordo e de outras vítimas no solo, em uma área densamente povoada da cidade.