Internautas brasileiros mobilizaram-se nas redes sociais em um protesto conhecido como "vampetaço" contra a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A ação, que ganhou destaque na terça-feira, 15 de julho, ocorreu em resposta ao anúncio feito pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) e também à abertura de uma investigação comercial sobre práticas desleais relacionadas ao Pix e ao comércio informal na rua 25 de Março, em São Paulo.
Os usuários da internet inundaram as postagens do USTR no X com memes que utilizam uma imagem do ex-jogador Vampeta em um ensaio nu, publicado em 1999. Uma das adaptações mais populares traz a frase "Alô, Trump! Tira a mão do meu Pix", com a imagem do jogador coberta pelo símbolo do sistema de pagamentos brasileiro.
O "vampetaço" é uma forma de protesto digital que combina humor e crítica, utilizando a figura de Vampeta para expressar descontentamento com ações do governo dos EUA. Em campanhas anteriores, a mobilização já havia direcionado memes a figuras como o ministro das Relações Exteriores de Israel e o empresário Elon Musk, demonstrando a versatilidade e a continuidade da ação nas redes sociais.