A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou interdições em diversas ruas ao redor do Theatro Municipal para o velório da cantora Preta Gil, que ocorrerá nesta sexta-feira, 25 de outubro. A artista faleceu no último domingo, após lutar contra um câncer. As restrições de tráfego começam na quinta-feira, 24, às 19h, e visam garantir a segurança dos fãs que comparecerão ao evento.
Equipes do Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) estarão envolvidas na operação. O cortejo fúnebre, que será realizado em um carro do Corpo de Bombeiros, seguirá pelo circuito de megablocos da cidade, que leva o nome da artista, reconhecida por sua contribuição ao carnaval de rua no Rio de Janeiro.
As interdições incluem a Avenida Treze de Maio e a Rua Araújo Porto Alegre, com proibições de estacionamento e tráfego em horários específicos. A movimentação será monitorada por 13 câmeras na área da Cinelândia e outras 30 ao longo do trajeto até o Cemitério da Penitência, no Caju. A família de Preta Gil retornou ao Brasil na quinta-feira, trazendo o corpo da cantora, que chegou no mesmo voo.
Após a cerimônia no Theatro Municipal, o cortejo seguirá pelas ruas Araújo Porto Alegre, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, até a pista lateral da Avenida Brasil, finalizando na Rua Monsenhor Manuel Gomes, onde está localizado o cemitério.