Entre janeiro e julho de 2025, Aparecida de Goiânia registrou queda de 50% nos homicídios em comparação ao mesmo período de 2024: foram 24 casos contra 48 no ano anterior. O município completou 22 dias consecutivos sem ocorrências até 22 de julho, resultado atribuído à estratégia de segurança que combina ações da Guarda Civil Municipal com as forças estaduais e à retomada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), responsável por articular órgãos de diferentes áreas para planejar e executar medidas preventivas e repressivas.
Dados do 2º Comando Regional da Polícia Militar indicam que 67% dos homicídios foram esclarecidos e 11 autores presos em flagrante, reflexo do compartilhamento de informações e de operações direcionadas a pontos críticos, como bares e distribuidoras de bebidas. O trabalho é reforçado por fiscalizações concentradas em fins de semana e feriados, com participação conjunta de GCM, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de fiscalização da prefeitura.
Outras iniciativas complementam o esforço, como a Operação Comando Geral Itinerante, que ampliou o patrulhamento e a escuta da comunidade, e a instalação de uma nova sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), fortalecendo a rede de proteção. A administração municipal sustenta que a integração institucional e o planejamento contínuo são centrais para manter a tendência de redução da violência e garantir respostas mais rápidas aos crimes.