O Instituto Iepé, em parceria com a União Europeia e dez organizações indígenas, lançou uma série de mini documentários que destacam o papel dos povos indígenas da Amazônia na promoção da sustentabilidade global. A iniciativa, que abrange comunidades nos municípios de Óbidos e Oriximiná, no oeste do Pará, visa mostrar como os modos de vida desses povos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estabelecidos em 2015 para serem alcançados até 2030.
Os documentários fazem parte do projeto "Nossas Terras, Nossas Aldeias: Terras Indígenas do Amapá e Norte do Pará", que busca fortalecer a qualidade de vida de 20 povos indígenas. O projeto inclui a implementação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) em dez Terras Indígenas, abrangendo mais de 13 milhões de hectares. As ações visam proteger as terras, desenvolver atividades socioeconômicas sustentáveis e promover o protagonismo das mulheres indígenas.
Cada mini documentário aborda um ou mais ODS, como a proteção territorial, segurança alimentar e energia limpa. As produções mostram práticas sustentáveis, como o manejo da sociobiodiversidade, que inclui a produção de açaí, farinha de mandioca e artesanato, além da instalação de sistemas de energia solar em 15 aldeias. A série busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das culturas e dos territórios indígenas na luta pela sustentabilidade.