O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), campus de Urutaí, está promovendo a inclusão social de pessoas com deficiência visual por meio do Programa Cão-Guia, criado em 2008. O programa, que já formou 18 duplas de treinadores e cães-guia, conta com três duplas em treinamento e planeja formar mais cinco até 2026. A iniciativa ganhou impulso com a doação de cães da raça Labrador pelo Governo dos Estados Unidos.
Brunno Moreira Naves, zootecnista e responsável pelo programa, destaca a importância da formação de novos instrutores e a estrutura do canil, que permite a criação, reprodução e treinamento dos animais. O IF Goiano, que possui uma longa história na educação agrícola, foi designado como referência na formação de cães-guia na região Centro-Oeste do Brasil.
O Programa Cão-Guia se alinha ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que visa garantir os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Com 45 milhões de brasileiros declarando ter algum tipo de deficiência, a formação de treinadores de cães-guia é uma resposta à demanda por tecnologias assistivas, que ainda são escassas e onerosas no país.