Mais de 6 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso já aderiram ao acordo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para receber valores referentes a descontos indevidos, ocorridos entre março de 2020 e março de 2025. Até este sábado (19), 6.435 beneficiários no estado aceitaram o acordo, representando 25,9% dos 24.864 aptos a receber o ressarcimento. Em nível nacional, o total de adesões ultrapassa 582 mil, o que equivale a 30,4% dos 1,9 milhão de aposentados e pensionistas com direito ao acordo.
Os beneficiários que optarem pelo acordo receberão os valores de forma integral e corrigida pelo IPCA, diretamente na conta onde já recebem o benefício do INSS. Os pagamentos estão programados para iniciar na próxima quinta-feira (24), seguindo a ordem de adesão, ou seja, aqueles que aceitarem primeiro serão os primeiros a receber.
O acordo foi estabelecido para facilitar o ressarcimento sem a necessidade de processos judiciais, permitindo que aposentados e pensionistas contestem descontos indevidos feitos por entidades. Para aderir, os beneficiários devem ter contestado os descontos e não ter recebido resposta da entidade em até 15 dias úteis. A adesão é gratuita e pode ser realizada online ou presencialmente nas agências dos Correios, com mais de 5 mil unidades disponíveis em todo o Brasil.