O Ministério da Previdência Social anunciou que a partir desta quinta-feira, 24 de outubro, terá início o reembolso dos descontos indevidos realizados por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas. Nesta primeira fase, cerca de 533 mil beneficiários receberão o pagamento em parcela única, que será corrigida pela inflação.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou a importância de uma comunicação eficaz com os aposentados e pensionistas. Ele informou que aqueles que ainda não aderiram ao acordo serão notificados pelas instituições financeiras sobre a pendência, visando garantir que todos tenham acesso ao valor de volta.
Para facilitar a adesão ao acordo, os beneficiários podem utilizar o aplicativo Meu INSS. O processo envolve acessar o aplicativo, consultar pedidos e aceitar o recebimento do valor. O INSS também orienta que, após registrar a contestação do desconto indevido, o beneficiário deve aguardar 15 dias úteis pela resposta da entidade, antes de optar pelo ressarcimento.
Essa iniciativa visa proteger os direitos dos aposentados e pensionistas, assegurando que ninguém fique sem o retorno dos valores que foram descontados de forma irregular em seus benefícios.