As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) iniciam nesta segunda-feira, 14 de julho, e seguem até 25 de julho. Os candidatos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de inscrição é de R$ 85 para os não isentos.
A PND visa qualificar os processos de seleção de professores nas redes municipais e estaduais, permitindo que os resultados sejam utilizados como uma etapa nos concursos públicos. Segundo Natália Fregonesi, coordenadora de Políticas Educacionais da organização Todos pela Educação, a prova tem potencial para melhorar a avaliação das competências docentes, além de possibilitar a inclusão de provas práticas nos processos seletivos.
Fregonesi destaca que a PND, baseada nas matrizes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pode contribuir para a regularidade dos concursos, que atualmente ocorrem em intervalos de 5 a 7,5 anos nas redes públicas. Com a implementação da PND, espera-se que as redes de ensino possam planejar seleções mais frequentes e qualificadas, promovendo uma reposição contínua do quadro de docentes.