As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até o dia 25 de julho. A avaliação, promovida pelo Ministério da Educação, visa selecionar professores de educação básica para as redes públicas de ensino em todo o Brasil. A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro, e tem como objetivo avaliar a qualidade da formação em cursos de Licenciatura, além de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de docentes qualificados nas escolas públicas.
A PND será aplicada anualmente, com a primeira edição marcada para o dia 26 de outubro. Para se inscrever, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 85 até o dia 31 de julho, embora haja isenção para grupos específicos, como candidatos de baixa renda e doadores de medula óssea. A prova permitirá que professores se candidatem a vagas em diferentes regiões do país, promovendo uma maior mobilidade profissional.
A adesão à PND é opcional para estados e municípios, e até o momento, 22 unidades da Federação e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, já manifestaram interesse em utilizar a prova para a seleção de docentes. A PND não substitui os concursos públicos, mas oferece uma alternativa aos processos seletivos, permitindo que os estados e municípios decidam como integrar a avaliação em suas contratações de professores.