O prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2025 se encerra às 23h59 desta sexta-feira, 4 de outubro. O programa, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece mais de 211 mil bolsas de estudo, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.
Os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente pela internet, utilizando o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login via Gov.br. Os candidatos devem escolher entre bolsas de ampla concorrência ou cotas, destinadas a pessoas com deficiência e a candidatos que se autodeclaram indígenas, pardos ou pretos. É necessário informar um e-mail e um número de telefone válidos para receber atualizações sobre o processo seletivo.
Para se candidatar, é preciso ter concluído o ensino médio e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, alcançando pelo menos 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. Os critérios de renda familiar também são rigorosos: para bolsas integrais, a renda não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo, enquanto para as parciais, o limite é de três salários mínimos. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 7 de outubro, no portal do MEC.