As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) iniciam nesta segunda-feira, 14 de julho, e seguem até as 23h59 do dia 18 de julho, horário de Brasília. O edital, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho, informa que os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A participação é gratuita e visa promover a inclusão educacional no país.
Neste segundo semestre, o MEC disponibiliza 44.867 vagas, complementando as 67.301 oferecidas no primeiro semestre de 2023, totalizando 112.168 oportunidades. Para se candidatar ao financiamento, os estudantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação, além de atender ao critério de renda familiar.
O edital também reserva 50% das vagas para o Fies Social, que atende candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A seleção será feita com base nas notas do Enem, priorizando candidatos que não tenham concluído o ensino superior ou que não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho, e os pré-selecionados terão até 1º de agosto para confirmar suas informações. Aqueles que não forem selecionados automaticamente entrarão na lista de espera, que será gerida entre 5 de agosto e 19 de setembro. O MEC alerta aos candidatos que fiquem atentos aos prazos e procedimentos para garantir suas vagas.