Os concluintes de graduação em medicina e demais interessados têm até o dia 18 de julho para se inscrever no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será realizado no dia 19 de outubro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. O exame avaliará conteúdos das áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
O Ministério da Educação (MEC) informou que a avaliação seguirá critérios definidos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as legislações pertinentes à formação médica. O Enamed contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, além de questionários obrigatórios para os participantes, visando coletar informações sobre a formação e a percepção dos estudantes.
A participação no Enamed é obrigatória para os alunos habilitados e inscritos no Enade como concluintes de medicina. Outros interessados podem participar voluntariamente, utilizando os resultados para processos seletivos de especialidades médicas. Os objetivos do exame incluem verificar a aquisição de competências pelos alunos e contribuir para a melhoria das graduações em medicina, além de unificar a avaliação do Enade com a prova teórica do Exame Nacional de Residência (Enare), facilitando o acesso à residência médica e garantindo a qualidade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).