As inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) encerram-se hoje, 18 de outubro, às 23h59, exclusivamente pelo Sistema Enamed. O exame, que visa avaliar a qualidade dos cursos de Medicina e selecionar profissionais para a residência médica, será realizado no dia 19 de outubro. A participação é obrigatória para estudantes concluintes dos cursos de Medicina que estão inscritos no Enade, enquanto outros profissionais podem se inscrever opcionalmente para programas de residência médica.
Anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril, o Enamed tem como principais objetivos medir o desempenho dos estudantes com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e verificar se os formandos adquiriram as competências necessárias para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os resultados do exame fornecerão dados importantes para a formulação de políticas públicas voltadas ao ensino médico.
Os estudantes que desejam utilizar os resultados do Enamed para o Exame Nacional de Residência (Enare) devem confirmar essa opção no Sistema Enamed. Para médicos já formados, a inscrição no Enare também deve ser feita até hoje, às 23h59, no site da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e está sujeita a uma taxa de R$ 330, caso não tenham direito à isenção. O resultado do exame poderá ser utilizado por até três anos para especialidades de acesso direto.