Os interessados em participar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) têm até as 23h59 desta sexta-feira (25) para se inscrever. A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do Sistema PND, e inclui solicitações para atendimento especializado e uso de nome social para pessoas transgêneras.
A PND, embora não seja um concurso público, oferece uma oportunidade significativa para aqueles que desejam ingressar no magistério público, já que estados e municípios poderão utilizar a nota da prova como parte do processo seletivo para professores. O exame, que já é conhecido como "CNU dos Professores", visa aprimorar a qualidade da formação docente no Brasil.
Podem se inscrever estudantes que se formam em cursos de Licenciaturas em 2025 e que estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esses alunos têm direito à isenção da taxa de inscrição de R$ 85, que deve ser paga até a próxima quinta-feira (31) por aqueles que não se qualificaram para a gratuidade. A prova será aplicada no dia 26 de outubro pelo Inep, abrangendo 17 áreas de conhecimento diferentes.
A PND foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do programa Mais Professores para o Brasil, com o objetivo de melhorar a formação docente e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino, atendendo cerca de 2,3 milhões de professores em todo o país.