As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terão início na próxima segunda-feira, 14 de outubro, e poderão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Inep. O prazo para inscrição se encerrará no dia 25 deste mês. O ministro da Educação, Camilo Santana, expressou otimismo quanto ao número de docentes que se inscreverão para a prova, que poderá ser utilizada em concursos e seleções estaduais e municipais a partir de 2026.
Durante a divulgação do índice de alfabetização de 2024, Santana destacou que mais de 80% dos estados já aderiram à prova, que é parte do Programa Mais Professores do governo federal. Ele enfatizou a importância da PND para a melhoria da qualidade dos profissionais da educação básica, afirmando que o exame ajudará a padronizar os critérios de seleção de professores nos municípios brasileiros.
A taxa de inscrição para a PND é de R$ 85, e aqueles que tiverem o pedido de isenção negado devem apresentar recurso até esta sexta-feira, 11 de outubro, através do Sistema PND. A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal no dia 26 de outubro e seguirá a mesma matriz de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para Licenciaturas. Os resultados poderão ser utilizados como etapa única ou complementar nos processos seletivos das redes públicas de ensino que optarem por participar.