As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) iniciam na próxima segunda-feira, 14 de outubro, e se encerram no dia 25 do mesmo mês. O registro deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O ministro da Educação, Camilo Santana, expressou otimismo quanto ao número de docentes que se inscreverão, destacando que a prova poderá ser utilizada em concursos e seleções estaduais e municipais em 2026.
Santana informou que mais de 80% dos estados já aderiram à PND, que faz parte do Programa Mais Professores do governo federal. O objetivo da prova é reconhecer e aprimorar a qualidade dos profissionais da educação básica no Brasil, além de padronizar os critérios de seleção de professores nos municípios. "Esse exame será uma etapa importante para os municípios", afirmou o ministro.
A taxa de inscrição para a PND é de R$ 85. Aqueles que tiverem o pedido de isenção negado devem interpor recurso até esta sexta-feira, 11 de outubro, pelo Sistema PND. A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal no dia 26 de outubro e seguirá a mesma matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. Os gestores das redes públicas que aderiram à prova poderão utilizar os resultados como etapa única ou complementar em seus processos seletivos de professores.