O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas com risco potencial para 11 estados do Brasil neste fim de semana. As notificações abrangem as cinco macrorregiões do país e indicam a possibilidade de fenômenos meteorológicos adicionais, como tempestades e ventos costeiros. Os estados afetados incluem Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.
No Sudeste, Rio de Janeiro e São Paulo enfrentam um alerta duplo, com previsão de chuvas e tempestades, além de riscos de raios e rajadas de vento. O Espírito Santo também está sob alerta devido à combinação de chuvas e baixa umidade. Na Região Norte, Amazonas e Pará registram simultaneamente alertas para chuvas intensas e baixos índices de umidade do ar.
O Maranhão e Mato Grosso do Sul também estão sob aviso, com chuvas associadas a ventos costeiros e ar seco. Além dos 11 estados com alertas de chuvas, o Inmet também identificou riscos meteorológicos em outras regiões, totalizando 17 estados e o Distrito Federal com notificações climáticas ativas.
O aviso de baixa umidade, que representa perigo potencial, foi emitido para pelo menos 14 estados, incluindo Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e o Distrito Federal. Alertas para ventos costeiros foram emitidos para o litoral do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Os comunicados do Inmet têm validade temporária e podem ser atualizados conforme as condições climáticas evoluem.