O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo à saúde devido à queda acentuada de temperaturas em pelo menos nove estados brasileiros, incluindo São Paulo. O aviso, que considera a possibilidade de declínio de até 5ºC, é válido até esta terça-feira, 29, e pode ser atualizado a qualquer momento, especialmente em locais onde o frio pode ser mais intenso até quinta-feira, 31.
Os estados afetados pelo alerta incluem trechos de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na capital paulista, a previsão é de mínimas de 9ºC, com ventos que podem superar os 60 km/h, enquanto no interior do estado, a velocidade do vento pode ultrapassar os 100 km/h.
Nesta segunda-feira, 28, São Paulo registrou céu encoberto, ventania e chuvas fracas em algumas áreas. A expectativa é de que as instabilidades se intensifiquem ao longo do dia, com precipitações de fraca a moderada intensidade. A frente fria que atinge o estado se afastará na terça-feira, dando lugar a uma massa de ar polar que provocará a queda das temperaturas.
A previsão para os próximos dias, segundo a empresa Meteoblue, indica temperaturas variando entre 16ºC e 25ºC na segunda-feira, e entre 7ºC e 19ºC de quarta a quinta-feira. No Sul do Brasil, uma frente fria associada a um ciclone extratropical já mantém o tempo instável, especialmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conforme informações da Climatempo.