Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de julho começaram na última sexta-feira, 18, e beneficiarão aproximadamente 19,6 milhões de famílias em todo o Brasil. Para ter direito ao auxílio, os beneficiários devem estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa.
A liberação dos valores segue uma ordem definida pelo dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), iniciando com aqueles que têm NIS terminando em 1 e finalizando com os que possuem NIS com final 0. Para as cidades em situação de emergência ou calamidade pública, como em Alagoas, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo, todos os beneficiários receberam o pagamento na última segunda-feira, 21, independentemente do NIS.
O valor mínimo do Bolsa Família é de R$ 600, podendo ser acrescido de benefícios adicionais para famílias com crianças e gestantes. Além disso, cerca de 3 milhões de famílias estão sob a nova regra de proteção, que permite a continuidade do recebimento de 50% do benefício por até um ano, caso consigam emprego e melhorem sua renda. Essa regra foi implementada em junho de 2023, com a redução do tempo de permanência para novos beneficiários.
O calendário de pagamentos deste mês é o seguinte: NIS final 4 (23/7), final 5 (24/7), final 6 (25/7), final 7 (28/7), final 8 (29/7), final 9 (30/7) e final 0 (31/7).