Nesta segunda-feira, 21 de julho, teve início a retirada do lixo resultante do desmoronamento no lixão da empresa Ouro Verde, ocorrido em 18 de junho, em Padre Bernardo. A operação é realizada pelos proprietários da empresa, que firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no dia 11 de julho, comprometendo-se a resolver a situação até 15 de setembro de 2025.
Para a execução da retirada, estão sendo utilizadas duas escavadeiras hidráulicas, nove caminhões, um caminhão-pipa, um rolo compactador e um trator de esteira. Estima-se que cerca de 42 mil metros cúbicos de lixo tenham desmoronado sobre o leito do córrego. A primeira coleta ocorreu na última sexta-feira, 18 de julho, em oito pontos, com coletas programadas semanalmente.
A empresa apresentou à Semad todos os recibos de contratação de serviços e locação de máquinas no dia 18 de julho, conforme estipulado no TAC. Além disso, uma empresa acreditada foi designada para monitorar a qualidade da água na região, uma vez que análises já eram realizadas pela Semad desde o dia seguinte ao incidente. O lixo retirado está sendo temporariamente acondicionado em uma célula coberta com manta impermeabilizante, enquanto a empresa busca um aterro sanitário licenciado para a disposição final do material após sua secagem.