Uma pesquisa distrital sobre segurança pública teve início nesta segunda-feira (7) no Distrito Federal. O estudo, que visa mapear a percepção da população sobre a criminalidade, contará com quase 20 mil entrevistas domiciliares presenciais. Os participantes poderão relatar registros de crimes, a sensação de segurança e a confiança nas instituições, além de avaliar os serviços prestados pelas forças de segurança.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que o projeto busca atualizar o modelo de combate à violência, com o objetivo de melhorar a sensação de segurança por meio de uma presença mais efetiva do estado. Ele destacou que as informações coletadas subsidiarão ações em diversas áreas do governo e auxiliarão na elaboração de políticas públicas mais adequadas para o DF.
Os entrevistadores estarão uniformizados e utilizarão crachás com QR Code para garantir a identificação. As visitas ocorrerão em duplas e cada entrevista deve durar entre 10 e 15 minutos. Além de mapear a segurança nas microrregiões, a SSP planeja instalar totens de quatro metros de altura em várias localidades, permitindo que a população acesse a polícia de forma rápida e eficiente.