O influenciador digital e barbeiro Daniel Gomes Conrado, de 35 anos, foi indiciado pela polícia após gravar um vídeo em que seu amigo, Jonatan da Silva Cunha, de 34 anos, aparece deitado nos trilhos da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. O incidente ocorreu na estação Aracaré e as imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram o trem passando sobre Jonatan, que estava vendado e imóvel. O caso foi registrado na última sexta-feira (4) após os suspeitos prestarem depoimento na delegacia.
Conrado afirmou à polícia que essa foi a primeira vez que ele e seus amigos gravaram conteúdo nos trilhos e que a intenção era gerar visualizações nas redes sociais. Ele é proprietário de uma barbearia em Suzano e, segundo o delegado responsável, ambos os homens foram indiciados por perigo de desastre ferroviário e incitação ao crime. A gravação levantou preocupações sobre a segurança e os riscos associados a esse tipo de conteúdo, especialmente para crianças e adolescentes.
A pesquisadora Juliana Doretto, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, destacou a necessidade de uma mudança social para que conteúdos perigosos como esse percam engajamento. Ela enfatizou que as redes sociais se tornaram um negócio e que é fundamental filtrar vídeos que colocam a segurança de pessoas em risco. O caso está sendo investigado pela delegacia de Itaquaquecetuba, que busca responsabilizar os envolvidos pelo ato imprudente.