A inflação nos Estados Unidos registrou um aumento de 0,3% em junho, conforme as tarifas sobre importações começaram a impactar os preços de diversos produtos. O Departamento de Comércio divulgou os dados nesta quinta-feira, revelando que o índice de preços PCE subiu após uma revisão para cima do aumento de 0,2% em maio. Economistas esperavam uma alta de 0,3%, que se confirmou, enquanto a variação anual do índice passou de 2,4% em maio para 2,6% em junho.
Os dados de inflação foram apresentados juntamente com o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que indicou um crescimento econômico de 3,0%, após uma contração de 0,5% nos primeiros três meses do ano. Apesar do arrefecimento da inflação, os preços permanecem acima da meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve, que mantém a taxa de juros de referência entre 4,25% e 4,50% desde dezembro de 2022.
Economistas alertam que as empresas devem repassar os custos adicionais das tarifas aos consumidores, resultando em um aumento nos preços no segundo semestre. A Procter & Gamble, por exemplo, anunciou que elevará os preços de alguns produtos nos EUA para compensar os custos tarifários. O presidente do Fed, Jerome Powell, comentou que os efeitos das tarifas sobre os preços podem ser mais lentos do que o esperado, mas ainda assim, a situação requer monitoramento contínuo.