Os consumidores dos Estados Unidos enfrentaram um aumento nos preços em junho, com a inflação subindo 0,3% em relação ao mês anterior, conforme dados da Bloomberg. Este é o maior crescimento em cinco meses e ocorre em um cenário onde as empresas começam a repassar os custos mais altos de mercadorias importadas devido às tarifas. Em maio, o índice de preços ao consumidor 'core' havia avançado apenas 0,1%.
A expectativa é que a inflação anual acelere para 2,9%, marcando a primeira alta desde janeiro. Apesar do repasse modesto das tarifas, muitos economistas preveem um aumento gradual da inflação ao longo do ano, enquanto os varejistas hesitam em elevar os preços para os consumidores, que estão mais cautelosos com os gastos.
Além disso, os dados de vendas no varejo, que serão divulgados na quinta-feira, devem mostrar um aumento modesto em junho, após dois meses de quedas. O Federal Reserve, que se reunirá novamente nos dias 29 e 30 de julho, mantém a cautela em relação a cortes de juros, temendo que tarifas mais altas possam acelerar ainda mais a inflação.
Os economistas da Bloomberg indicam que os aumentos de preços devem refletir um cenário misto, com alta em categorias como eletrodomésticos e móveis, enquanto outras, como passagens aéreas e carros usados, apresentam quedas. O Livro Bege do Fed, que compila relatos sobre as economias regionais, será divulgado na quarta-feira, e investidores aguardam discursos de dirigentes do banco central na próxima semana.