O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo apresentou uma queda de 0,09% na primeira quadrissemana de julho, conforme dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira, 10. O resultado segue a tendência de junho, que encerrou com uma deflação de 0,08%.
Na análise dos componentes do IPC-Fipe, observou-se que dois dos sete itens apresentaram uma desaceleração mais acentuada, enquanto outros dois perderam força. A categoria de Alimentação registrou uma deflação de -0,67%, e Transportes caiu para -1,01%. Em contrapartida, as despesas com Habitação e Vestuário mostraram aceleração, passando de 0,30% para 0,38% e de 0,50% para 0,63%, respectivamente.
Os dados revelam que as categorias de Saúde e Despesas Pessoais também apresentaram variações menores, com Saúde caindo de 0,98% para 0,74% e Despesas Pessoais de 0,20% para 0,12%. A Educação, por sua vez, manteve-se estável, com uma leve deflação de -0,03% na primeira quadrissemana de julho. O índice geral reflete a dinâmica de preços na capital paulista, evidenciando um cenário de inflação moderada neste início de mês.