O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que agora se estenderá até o dia 30 de julho. A nova data também se aplica às solicitações de atendimento especializado e ao tratamento por nome social. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Enamed.
A primeira edição do exame está programada para ser aplicada no dia 19 de outubro e abordará conteúdos das áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. O Ministério da Educação (MEC) informou que a avaliação seguirá critérios estabelecidos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais e as legislações pertinentes à prática médica.
O Enamed contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as áreas da medicina. Além disso, os participantes deverão preencher um questionário obrigatório sobre a percepção da prova. O cronograma também inclui prazos para a solicitação de atendimento especializado e recursos, com resultados previstos para o dia 20 de agosto.
Iniciado em 2025, o Enamed é obrigatório para estudantes de medicina que se inscreverem no Enade como concluintes. O exame visa avaliar as competências adquiridas pelos alunos, aprimorar a formação médica no Brasil e garantir que os futuros profissionais estejam preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).