O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do período de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que agora se estende até 30 de julho. A nova data também se aplica às solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social, permitindo maior acessibilidade aos candidatos.
As inscrições para a primeira edição do Enamed devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Enamed. O exame, programado para o dia 19 de outubro, avaliará conteúdos e competências nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
O Ministério da Educação (MEC) informou que a avaliação será composta por 100 questões objetivas, com uma distribuição equitativa entre as áreas da medicina. Além disso, os participantes deverão preencher questionários obrigatórios, incluindo um para estudantes concluintes e outro de percepção da prova.
O Enamed, que teve sua primeira edição iniciada em 2025, é obrigatório para os concluintes de medicina inscritos no Enade e também está aberto a outros interessados que desejem utilizar os resultados em processos seletivos de especialidades médicas. O exame visa garantir a qualidade da formação médica e a preparação dos futuros profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).