As indústrias de sorvete em Itápolis, São Paulo, estão enfrentando uma significativa queda nas vendas devido à chegada antecipada do frio, que começou em maio. Com a baixa demanda, as fábricas foram obrigadas a reduzir a produção e conceder férias coletivas a parte de seus funcionários. O empresário Edwilson Rita, proprietário de uma das fábricas, relatou que a produção foi reduzida pela metade, impactando especialmente a linha de picolés, que viu suas vendas caírem para apenas 30% do volume registrado no verão.
A sazonalidade das vendas de sorvetes não é um problema exclusivo de Itápolis. Uma pesquisa da Associação do Setor de Sorveterias revelou que quase 60% das indústrias enfrentam desafios semelhantes durante o inverno. Em resposta à crise, empresários como Thiago Aparecido do Prado estão utilizando o período para focar em manutenção e inovação, reduzindo o expediente e aproveitando a baixa demanda para aprimorar suas operações.
O empresário Thiago destacou que o inverno é uma oportunidade para investir em melhorias e participar de eventos que possam trazer novidades para a próxima temporada de calor. As indústrias de sorvete, portanto, buscam se reinventar e se preparar para o retorno das altas temperaturas, enquanto lidam com os desafios impostos pela sazonalidade do mercado.