Na madrugada de 28 de junho, o industriário Fábio Souza dos Santos, de 30 anos, foi esfaqueado ao tentar proteger uma criança autista de cinco anos, em Manaus. O crime ocorreu no bairro São José Operário, após Fábio oferecer água e alimento ao menino, que estava sozinho em casa. Fábio foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu em 2 de julho.
Michel Santos da Costa, de 46 anos, foi preso como suspeito do homicídio na segunda-feira (7). Segundo o delegado Fernando Damasceno, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o crime foi motivado por uma discussão entre os vizinhos, que já tinham desentendimentos anteriores. Michel, que estava embriagado no momento do ataque, teria desferido cerca de oito facadas em Fábio.
Durante o depoimento, Michel alegou legítima defesa, mas sua versão contradiz os relatos de testemunhas, incluindo o filho, que presenciou a agressão. A polícia informou que Michel possui um histórico de violência, com denúncias anteriores de agressões contra outro filho e violência doméstica. Ele responderá por homicídio qualificado por motivo fútil e permanecerá à disposição da Justiça após audiência de custódia.