Na madrugada desta terça-feira (8), uma ação conjunta da Polícia Federal e do Exército Brasileiro resultou na prisão de um indígena na embarcação no município de Oiapoque, Amapá. Durante a operação, foram apreendidos 500 cartuchos de munição de calibre 12, que estavam escondidos em caixas. O material, segundo informações da polícia, foi adquirido na capital da Guiana Francesa, Caiena.
A prisão ocorreu durante uma abordagem de rotina, parte da 'Operação Ágata', que visa combater o tráfico de armas e drogas na região. O indígena, oriundo da comunidade de Camopi, admitiu ser o proprietário das munições e revelou que pagou 320 euros pelo material, que teria como destino uma pessoa ainda não identificada na comunidade de Vila Vitória, em Oiapoque.
Após a detenção, o homem foi levado à sede da Polícia Federal em Oiapoque, onde prestou depoimento. Ele foi encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e deve responder pelo crime de tráfico internacional de armas, com pena que pode variar de 8 a 16 anos de prisão. O caso segue sob investigação das autoridades competentes.