No dia 24 de junho de 1982, o voo British Airways 009 enfrentou uma emergência crítica quando todos os quatro motores do Boeing 747-200 pararam de funcionar. O comandante Eric Moody, ao lado do copiloto Roger Greaves e do engenheiro de voo Barry Townley-Freeman, estava a bordo da aeronave que transportava 263 pessoas, incluindo 248 passageiros, durante um trajeto que ligava Londres a Auckland, com escalas em Bombaim, Kuala Lumpur, Perth e Melbourne.
O incidente ocorreu por volta das 20h40, horário local, quando a aeronave sobrevoava a Indonésia. Moody, que havia se afastado para ir ao banheiro, percebeu uma fumaça estranha na cabine, que não era proveniente de cigarros, mas sim de um odor sulfuroso. Enquanto isso, Greaves e Townley-Freeman observaram fagulhas brilhantes na fuselagem da aeronave, indicando uma situação potencialmente perigosa.
Os pilotos inicialmente acreditaram que se tratava de um fenômeno natural conhecido como 'Fogo de Santelmo', mas a ausência de tempestades na área levantou preocupações sobre a segurança do voo. A habilidade e o profissionalismo da tripulação foram fundamentais para evitar uma tragédia, e o incidente se tornou um marco na aviação, contribuindo para a melhoria dos protocolos de segurança até os dias atuais.