Com a aproximação do Natal, a incerteza gerada pelas políticas comerciais do presidente Donald Trump está impactando o planejamento de varejistas nos Estados Unidos. Faltando menos de 22 semanas para as festas, empresas como a Balsam Hill, especializada em árvores artificiais, enfrentam dificuldades para definir seus catálogos devido às constantes mudanças nas tarifas impostas pelo governo. O CEO da Balsam Brands, Mac Harman, destacou que a incerteza tem dificultado a organização dos pedidos e a escolha dos produtos a serem incluídos nas vendas de fim de ano.
A situação é especialmente crítica para a indústria de brinquedos, que importa cerca de 80% de seus produtos da China. Greg Ahearn, presidente da Toy Association, informou que a produção foi adiada para o fim de maio devido a uma tarifa de 145% sobre produtos chineses, o que resultou em uma queda na produção em comparação ao ano anterior. A dúvida persiste sobre a capacidade das lojas de repor estoques de brinquedos que possam se tornar populares durante a temporada.
Além disso, varejistas estão sendo forçados a reduzir suas linhas de produtos para evitar custos elevados e estoques encalhados. Dean Smith, proprietário de lojas de brinquedos, relatou que teve que eliminar metade dos produtos que normalmente encomendava, enquanto Hilary Key, da The Toy Chest, decidiu não testar novos brinquedos este ano, temendo que atrasos nos pedidos resultassem em tarifas mais altas. A expectativa é que os consumidores enfrentem aumentos de preços, dependendo da implementação das novas tarifas no próximo mês.