Um incêndio florestal no sul da França, que começou nesta terça-feira (8), levou ao fechamento do Aeroporto de Provence, o quinto maior do país, e avança em direção à cidade de Marselha. Autoridades locais informaram que o fogo, alimentado por ventos de até 70 km/h, já consumiu cerca de 30 hectares nas proximidades de Les Pennes-Mirabeau, ao norte de Marselha.
O fechamento do aeroporto foi confirmado por um porta-voz, impactando o tráfego aéreo em um momento crítico, já que coincide com o início das férias de verão na França. Desde o meio-dia, não há decolagens ou pousos, e alguns voos foram redirecionados para aeroportos em Nice e Nîmes.
Para combater o incêndio, 168 bombeiros foram mobilizados, utilizando caminhões e helicópteros. A situação se agravou com evacuações em Les Pennes-Mirabeau, onde moradores relataram a intensidade dos ventos e a dificuldade de comunicação durante a cobertura da imprensa. O cheiro da fumaça já é perceptível no centro de Marselha, com partes da cidade cobertas pela névoa provocada pelo incêndio.