Um incêndio devastador em um shopping na cidade de Al-Kut, no leste do Iraque, resultou na morte de pelo menos 61 pessoas e deixou 11 desaparecidos nesta quinta-feira, 17 de julho. As informações foram confirmadas por autoridades de saúde e policiais locais, que também relataram que 45 pessoas foram resgatadas com vida do local.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um prédio de cinco andares em chamas durante a noite, enquanto equipes de bombeiros tentavam controlar as chamas. A tragédia ocorreu em um shopping recém-inaugurado, que contava com um restaurante e um supermercado, ambos atingidos pelo fogo.
Até o momento, 59 vítimas foram identificadas, embora uma delas tenha sofrido queimaduras tão severas que dificultaram a identificação. A causa do incêndio ainda não foi determinada, mas o governador da província de Wasit, Mohammed al-Mayahi, anunciou que os resultados preliminares de uma investigação serão divulgados em até 48 horas. Em decorrência da tragédia, o governo decretou três dias de luto oficial.