Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercadão Municipal de Piracicaba, no Centro da cidade, na madrugada desta quarta-feira (23), consumindo cerca de 25% do espaço. Segundo informações da prefeitura, 17 boxes foram destruídos pelas chamas, que foram controladas por volta das 5h. O local permanece isolado e interditado para investigações da perícia e da Defesa Civil.
Entre os estabelecimentos afetados, estava a tradicional pastelaria de Francisco Pandolfi, que operava há 53 anos no Mercadão. Emocionado, Pandolfi relatou que foi alertado por um segurança sobre o início do incêndio e chegou ao local rapidamente, mas o fogo já havia se alastrado. "Foi muito rápido", afirmou.
O combate ao incêndio mobilizou bombeiros de Piracicaba e cidades vizinhas, iniciando por volta das 2h. A Defesa Civil informou que as causas do incêndio estão sendo investigadas, com a suspeita de que tenha começado em um dos boxes e se espalhado para os demais. O Mercadão, inaugurado em 1888 e tombado como patrimônio histórico, abriga cerca de 150 lojistas e é um importante ponto cultural da cidade.
Após a contenção das chamas, a prefeitura anunciou que será realizada uma análise estrutural para verificar os danos e a viabilidade de reaproveitamento das partes de alvenaria na reconstrução. O Mercadão, que completou 137 anos em julho, é um símbolo da tradição piracicabana e abriga histórias de várias gerações de comerciantes locais.