O Terminal Hidroviário Hercílio da Luz Mescouto, o primeiro do estado do Amapá, foi inaugurado nesta quinta-feira (24) na orla de Macapá. A reforma, que custou mais de R$ 2,6 milhões, visa atender aos critérios de segurança aquaviária, uma vez que o local é um dos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros provenientes de regiões próximas à capital. O terminal, anteriormente conhecido como 'Rampa do Santa Inês', agora conta com acessibilidade, quatro bilheteiras, banheiros adaptados, lanchonete, iluminação em LED, passarela coberta, além de áreas de convivência e paisagismo.
O governador Clécio Luís ressaltou a importância da obra para a economia e o turismo do estado, destacando a relação histórica e cultural com as ilhas do Pará. "Nossa relação econômica é muito forte, então temos que valorizar isso. Anteriormente, o embarque e desembarque ocorriam sem segurança e salubridade", afirmou. O terminal deve atender cerca de 90 mil pessoas por ano, proporcionando mais segurança e comodidade no transporte de passageiros e cargas.
A reforma foi realizada após um acordo judicial que exigiu melhorias para atender aos padrões da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Antes da reforma, os passageiros enfrentavam riscos ao utilizar uma ponte de madeira para acessar os barcos. Com a nova estrutura, haverá segregação entre o embarque e desembarque de cargas e passageiros, além de estacionamento exclusivo para cada um. A fiscalização do trânsito na área ficará a cargo da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).