A nova estação de metrô do bairro Itararé, localizada na Zona Sudeste de Teresina, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (14). Com um investimento de R$ 7 milhões, a estação oferece passagem gratuita aos usuários e visa melhorar a locomoção na região, que anteriormente dependia da estação do Dirceu II.
De acordo com Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), a nova estação é climatizada e tem capacidade para atender mais de 8 mil passageiros. Além da estação, foi inaugurado também o trecho da linha férrea entre Itararé e Dirceu II, parte do projeto de modernização do Metrô de Teresina, que inclui a duplicação da linha férrea de 13,5 km entre Itararé e o Centro da cidade.
A primeira fase do projeto prevê a revitalização de quatro estações, incluindo Frei Serafim, Boa Esperança e Renascença, além da construção de um Centro de Controle de Operações (CCO) para monitoramento em tempo real. O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou que a obra completa, que custará R$ 193 milhões, está prevista para ser finalizada em 2026, com a chegada de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) entre maio e julho do próximo ano.