Um impostor utilizou tecnologia de voz gerada artificialmente para se passar pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em contatos com três ministros estrangeiros e dois políticos norte-americanos. O incidente ocorreu em meados de junho e foi revelado por um telegrama do Departamento de Estado, datado de 3 de julho, que foi acessado pela Reuters.
De acordo com o documento, o impostor se comunicou com os ministros e um governador dos EUA através do aplicativo de mensagens Signal, deixando mensagens de voz e textos que convidavam os alvos a interagir pela plataforma. O objetivo aparente do criminoso era manipular as vítimas para obter acesso a informações sensíveis.
O telegrama também menciona uma tentativa anterior, em abril, atribuída a um hacker vinculado à Rússia, que buscava invadir grupos de reflexão e dissidentes do Leste Europeu. O Departamento de Estado alertou que, embora não haja uma ameaça cibernética direta, informações compartilhadas com terceiros podem estar em risco se os alvos forem comprometidos. O documento recomenda que as equipes diplomáticas informem seus parceiros sobre possíveis contas falsas e imitações em circulação.