Na noite de quarta-feira (30), uma idosa de 73 anos evitou ser vítima de um golpe em uma agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Goitacazes, no Centro de Belo Horizonte. Durante a abordagem, um homem se apresentou como funcionário do banco e tentou convencê-la a registrar sua digital repetidamente em um terminal de autoatendimento. A vítima desconfiou da situação e, com a ajuda de outros clientes, acionou a polícia.
Os suspeitos, identificados como Marco Antônio Sopko, de 41 anos, e Fábio Antônio Santos Moreira, de 44 anos, foram presos na saída da agência. Com eles, a polícia apreendeu dois celulares e R$ 322 em dinheiro. Ambos foram autuados em flagrante por estelionato e estão sob custódia no Ceresp Gameleira, segundo informações da Polícia Civil.
De acordo com o Banco do Brasil, a dupla já era monitorada há mais de cinco anos e é suspeita de fraudes em pelo menos 28 agências da capital mineira entre março e julho deste ano. As abordagens seguiam um padrão, focando em idosos nos terminais de autoatendimento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou a segurança dos terminais e orientou os clientes a não aceitarem ajuda de estranhos e a procurarem funcionários identificados em caso de problemas.