Maria José Costa de Almeida, de 67 anos, foi encontrada morta na noite de quinta-feira (3) em sua residência em Rafael Jambeiro, na Bahia, a aproximadamente 95 km de Feira de Santana. A Polícia Civil investiga o caso como uma morte a esclarecer, levantando suspeitas de maus-tratos, especialmente em relação à sobrinha da vítima, que já havia sido denunciada por cárcere privado há dois meses.
O corpo da idosa foi descoberto por volta das 21h30, após uma denúncia de que havia um corpo caído no chão da casa, localizada na Rua da Caixa D’Água, no centro do município. Policiais militares que atenderam à ocorrência encontraram a vítima e, ao encaminhá-la ao Hospital Municipal, o médico plantonista se recusou a atestar o óbito devido à natureza suspeita da situação.
A 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana) está à frente das investigações, que incluem a expedição de guias de perícia e necropsia. A sobrinha de Maria José será intimada a prestar depoimento, e vizinhos também serão ouvidos para esclarecer as circunstâncias em torno da morte da idosa. A denúncia de cárcere privado foi feita em 6 de maio por um irmão da vítima, que relatou dificuldades para contatar Maria José, que residia com a sobrinha, cuja identidade não foi divulgada.