O Ibovespa, principal índice da B3, registrou uma recuperação nesta segunda-feira, 21, após fechar na sexta-feira no menor nível em quase três meses, aos 133 mil pontos. O índice subiu 0,59%, alcançando 134.166,72 pontos, impulsionado por declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou não haver planos para retaliar ou restringir remessas de dividendos, contribuindo para a descompressão dos ativos brasileiros. O giro financeiro do dia foi de R$ 17,5 bilhões.
No entanto, o Ibovespa ainda acumula uma queda de 3,38% no mês e um avanço de 11,54% no ano, comparado ao recorde histórico de 141 mil pontos em 4 de julho. O governo brasileiro está preparando uma defesa técnica e econômica em resposta a queixas apresentadas pelos Estados Unidos, mas as negociações bilaterais permanecem estagnadas devido a questões políticas.
Entre as ações, o destaque negativo foi para empresas do ciclo doméstico, como Pão de Açúcar (-7,73%) e Magazine Luiza (-3,55%). Por outro lado, a ação da Fleury subiu 14,89% após notícias sobre uma possível aquisição pela Rede D'Or. A Vale ON, principal ação do índice, fechou em alta de 2,73%, enquanto Petrobras e Banco do Brasil apresentaram desempenhos mistos. Analistas destacam uma calmaria no mercado após um período de volatilidade, com uma leve queda no dólar, que fechou a R$ 5,56.