O Índice Bovespa (Ibovespa) apresentou uma queda de 0,21% na manhã desta quinta-feira, 17, alcançando 135.225,02 pontos, após uma leve alta de 0,19% na quarta-feira. A valorização das commodities e das bolsas americanas não foi suficiente para impulsionar o índice, que enfrenta incertezas internas e externas, incluindo tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Os dados econômicos divulgados nos EUA, como as vendas do varejo, indicam uma economia robusta, mas a volatilidade no mercado de juros e a alta do dólar em relação ao real geram cautela entre os investidores. Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Asset Management, destaca que a interferência do presidente Donald Trump no Federal Reserve (Fed) contribui para a instabilidade nos mercados financeiros.
Além disso, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de manter parte do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também impacta o mercado de crédito, segundo Jorge Kotz, CEO da Holding Grupo X. O cenário político é ainda mais complexo com a pesquisa da Genial/Quaest, que mostra uma melhora nas intenções de voto de Lula para as eleições de 2026.
No mercado, as ações da Petrobras apresentaram queda, enquanto os papéis de grandes bancos como Santander e Itaú Unibanco subiram. O minério de ferro e o petróleo Brent, por sua vez, tiveram valorização, refletindo a dinâmica das commodities no exterior.