O Ibovespa Futuro opera em baixa nesta quinta-feira, 17 de agosto, com uma queda de 0,31%, cotado a 136.085 pontos, em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restabeleceu a maior parte do decreto do governo que eleva o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A liminar, concedida na quarta-feira, suspendeu apenas o aumento do IOF sobre operações de risco sacado.
Os investidores também estão atentos à possível imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve entrar em vigor em 1º de agosto. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a negociação com os EUA é urgente e que não vê problemas em prorrogar o prazo para as tratativas.
No cenário internacional, os agentes financeiros aguardam a divulgação de dados econômicos dos EUA, incluindo preços de importados, pedidos de auxílio-desemprego e vendas no varejo, todos programados para às 9h30. Além disso, a situação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, continua a ser monitorada, após Trump negar a intenção de demiti-lo, mas mantendo críticas ao seu desempenho.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, enquanto os preços do petróleo apresentam leve recuperação, impulsionados por dados econômicos mais robustos dos principais consumidores. Na B3, o contrato de dólar futuro subia 0,38%, refletindo as tensões no mercado financeiro.