O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, apresentou leve queda de 0,04% nesta terça-feira, 15, fechando a 135.250,10 pontos. O índice oscilou entre 134.380,16 e 136.021,52 pontos durante o pregão, com um volume de negócios de R$ 18,2 bilhões. Apesar da leve recuperação, o índice acumula uma perda de 0,69% na semana e de 2,60% no mês, embora ainda registre um aumento de 12,44% no ano. Este é o menor nível desde 7 de maio, quando estava na casa dos 133 mil pontos.
A sessão foi marcada pela divulgação de novos dados de inflação nos Estados Unidos, que mostraram um aumento de 0,3% em junho e uma aceleração anual de 2,4% para 2,7%. Os investidores também acompanharam de perto a reunião de conciliação entre o governo e o Congresso sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mediada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa era de que a reunião não resultasse em um desfecho concreto, devido à ausência de figuras centrais no processo.
O ministro Moraes, que suspendeu tanto o decreto que elevou o IOF quanto o PDL que o sustou, deverá decidir sobre a questão do imposto, caso não haja acordo entre as partes. A Advocacia Geral da União (AGU) e representantes do PSOL defenderam que a deliberação do ministro é o melhor caminho para resolver o impasse. A situação continua a gerar incertezas no mercado, enquanto analistas avaliam que a leitura da inflação nos EUA não deve impactar significativamente a política monetária do Federal Reserve, que considera parte das pressões inflacionárias como transitórias.