O Ibovespa iniciou a quinta-feira, 10, em queda, refletindo o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, que entrará em vigor em 1º de agosto. O principal índice da B3 já havia fechado em baixa de 1,31% na quarta-feira, 9, encerrando o dia a 137.480,79 pontos.
Apesar da queda, ações ligadas a commodities, como a da Vale, apresentaram alta, com um aumento de cerca de 4% nesta manhã, impulsionadas pela valorização de 3,67% do minério em Dalian, na China. O operador de renda variável Diego Faust, da Manchester Investimentos, destacou que a medida de Trump pegou o mercado de surpresa, causando estresse nos contratos de depósito interfinanceiro e incertezas sobre os impactos econômicos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho desacelerou para 0,24%, acima da mediana das projeções, mas a divulgação de uma carta do Banco Central explicando o estouro da meta de inflação de 4,50% ficou em segundo plano devido à nova tarifa. O diretor de Análise na ZERO Markets Brasil, Marcos Praça, ressaltou que a pressão sobre os juros futuros foi ofuscada pela nova medida de Trump.
Às 11h21, o Ibovespa registrava uma queda de 0,72%, a 136.488,86 pontos, com 13 das 84 ações em alta. O impacto das tarifas sobre as exportadoras brasileiras, especialmente em setores como aço e petróleo, pode afetar o crescimento do PIB, com estimativas de um impacto negativo de até 0,4 ponto porcentual em 2025, segundo o Goldman Sachs.